sábado, 26 de janeiro de 2019

Pão achatado com azeite


Pão achatado com azeite
ingredientes
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de azeite extravirgem
  • 1 xícara (chá) de água morna aproximadamente
MODO DE PREPARO
  1. Em uma tigela, peneire a farinha com o sal e misture o açúcar e o fermento. Abra um buraco no meio e junte o azeite e a água. Misture com uma colher de pau até formar uma massa. Mexa com as mãos até que solte da tigela e transfira para uma superfície polvilhada com farinha. Sove a massa por 10 minutos ou até que fique lisa e elástica. 
  2. Faça uma bola de massa. Pincele uma tigela com azeite e coloque a massa. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume. Vire a massa crescida sobre uma superfície polvilhada com farinha e divida-a em seis partes iguais, formando bolinhas. Coloque em uma assadeira e deixe repousar por 10 minutos. Com as mãos enfarinhadas, pegue uma bola de massa de cada vez e achate sobre uma superfície, formando um desenho oval de 15 cm de comprimento e 5 mm de espessura. Coloque sobre um pano de prato úmido e polvilhe um pouco de farinha. Cubra com outro pano úmido e repita a operação com a massa restante. 
  3. Deixe crescer por 30 minutos. Aqueça o forno a 230°C (quente) e coloque duas assadeiras vazias no forno para aquecê-la. Coloque os pães achatados nas assadeiras quentes, deixando um espaço entre eles e leve para assar por 5 minutos até que inchem e dourem. Retire do forno e deixe esfriar cobertos com o pano de prato úmido para deixá-los macios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário