segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Bolo ferrero rocher


Bolo ferrero rocher
ingredientes

MASSA:
  • 3 xícaras de FARINHA DE TRIGO (360 gramas)
  • 1 e 1/2 xícara de CHOCOLATE EM PÓ (135 gramas)
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de FERMENTO EM PÓ
  • 2 e 1/2 xícaras de AÇÚCAR REFINADO (450 gramas)
  • 6 OVOS
  • 1 e 1/4 xícara de ÓLEO de canola, milho ou girassol (300 ml)
  • 1 e 1/4 xícara de LEITE INTEGRAL (300 ml)
RECHEIO E COBERTURA:
  • 300 gramas de CHOCOLATE MEIO AMARGO picado
  • 1 pote grande de NUTELLA® (350 gramas)
  • 1 caixinha de CREME DE LEITE (200 gramas)
DECORAÇÃO:
  • 1 xícara de AVELÃS (com ou sem casca) tostadas e trituradas para cobrir a borda do bolo (pode ser BISCOITO WAFFLES triturado, como na receita original)
  • FERRERO ROCHER® para decorar
Modo de preparo:
MASSA:
  1. Unte e polvilhe com farinha de trigo duas assadeiras redondas de 20 a 24 centímetros de diâmetro (usei de 20 centímetros).
  2. Preaqueça o forno a 180 graus.
  3. Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Reserve.
  4. Em outra tigela, misture o leite e o óleo. Reserve.
  5. Na batedeira, use o batedor de arame (fouet), e em velocidade alta bata os ovos com o açúcar até ficar clarinho e dobrar de volume.
  6. Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo e junte a mistura de leite/óleo e os ingredientes secos peneirados aos poucos, sem parar de bater, até ficar homogêneo, mas não bata muito para não deixar a massa “pesada”. Caso seja necessário, termine de misturar os ingredientes com uma espátula.
  7. Divida a massa entre as assadeiras preparadas (cuidado para não encher muito se elas forem baixinhas).
  8. Asse por mais ou menos 30 minutos (esse tempo pode variar dependendo do forno), até passar no teste do palito. No meu forno levou em média 45 minutos.
  9. Deixe esfriar um pouco para desenformar e reserve.
RECHEIO E COBERTURA:
  1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, adicione o creme de leite e misture bem.
  2. Acrescente a Nutella® e misture até formar um creme brilhoso.
  3. Deixe em temperatura ambiente até atingir uma textura legal para rechear e cobrir o bolo. O meu creme ficou umas 6 horas descansando. Se não tiver muito tempo leve à geladeira para dar uma endurecida, mas CUIDADO para não ficar muito duro na geladeira. Se isso acontecer leve ao microondas por alguns segundos para amolecer.
MONTAGEM:
  1. Depois que as massas estiverem frias alinhe-as com uma faca de pão, tirando o excesso. Guarde a massa mais bonita para o topo, pois ajuda no acabamento.
  2. Coloque uma das massas já frias e niveladas sobre o prato de servir e espalhe uma camada da cobertura com uma espátula ou as costas de uma colher. Se preferir, coloque o recheio em um saco de confeitar (pode ser sem bico). Dessa forma, não precisa ficar espalhando com uma espátula ou colher.
DICA: se o bolo ficar muito alto, você pode dividi-lo ao meio e fazer 3 camadas de recheio. Aí é só dividir o recheio proporcionalmente.
  1. Cubra com a última massa e espalhe o recheio/cobertura por toda a superfície do bolo até cobri-lo todo. Não precisa fazer uma camada muito grossa do creme nas laterais. Procure deixar o topo o mais nivelado e bonito possível. Guarde um pouco de cobertura para decorar com o bico.
  2. Coloque as avelãs trituradas na palma da mão e pressione sobre as bordas do bolo até cobri-lo por completo.
  3. Em um saco de confeitar com bico pitanga (ou outro de sua preferência), coloque o restante da cobertura e decore o topo do bolo. Finalize com os bombons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário