sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Rocambole de Carne Moída Surpresa


Rocambole de Carne Moída Surpresa
INGREDIENTES
  • 1 kg. de carne moída (patinho de preferencia)
  • 5 ramos de salsa e cebolinha (cheiro verde)
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 xícara de farinha de mandioca
  • 150 g de presunto
  • 150 g de queijo mussarela
  • 2 ovos
  • Algumas pitadas de tempero completo a gosto (usei 1 colher de chá rasa)
  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
MODO DE PREPARO
  1. A primeira coisa a se fazer picar bem o cheiro verde, espremer os alhos, despejar a carne moída em uma bacia como a da foto e misturar bem estes ingredientes, utilizando as mãos bem higienizadas. Para isso vá apertando a carne utilizando as mãos.
  2. Quando estiverem bem misturados, despeje a farinha de mandioca e misture até ficar homogênea. Aplique os ovos e misture novamente, finalmente adicionando o tempero completo a gosto, enquanto mistura. Os ovos servem para carne ficar mais macia.
  3. Em uma superfície de trabalho, despeje a farinha de trigo, espalhando bem. Isto vai evitar que a carne grude enquanto você trabalha.
  4. Coloque a carne na superfície e vá moldando até ficar lisa, se quiser pode usar um rolo para massas, mas dá para utilizar as mãos. Olhe a foto para ter uma ideia de como deverá ficar.
  5. Agora é só rechear e enrolar a carne. Coloque o presunto e o queijo pelo meio da carne, deixando uma borda de um dedo. Pegando com muito cuidado, vá descolando a carne e enrolando. Vá apertando o rocambole com as mãos para moldar e ficar uniforme. O queijo e presunto não devem ficar a mostra, afinal é surpresa!
  6. Vamos dar um dourada nessa carne crua antes de assar. Para isto, corte o rocambole ao meio e sele em uma frigideira em fogo alto, por no máximo dois minutos de cada lado. Faça isso para as duas partes do rocambole.
  7. Hora de assar. Forre uma travessa com papel alumínio, acomode as metades do rocambole, cubra-os com o papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido durante cerca de 45 minutos à 180° graus.
  8. Por fim, descubra o papel alumínio e corte a carne em rodelas. Verifique se ficou bem assada por dentro, caso contrário leve por mais um tempinho, a cor deverá ficar uniforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário