quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Manteiga de Amendoim


Manteiga de Amendoim
INGREDIENTES
  • 500 gramas de amendoim descascado e sem sal
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  • 3 colheres de sopa de açúcar (opcional)
ou
  • 3 sachês de sucralose
MODO DE PREPARO

1 – Antes de processarmos o amendoim, vamos levá-lo ao forno para dar uma torrada. Se você quiser fazer a sua manteiga sem torrar, não tem problema. Euzinha gosto de levá-la ao forno pra acentuar o sabor do amendoim. O processo é simples: espalhe o amendoim em uma assadeira antiaderente. Pra dar um sabor extra, também acrescendo 1 colher de sopa rasa de óleo de coco (totalmente opcional, visto que o amendoim vai liberar bastante óleo). Misture o amendoim, de forma que o óleo de coco se espalhe por todos os amendoins.

2 – Torre o amendoim em forno pré-aquecido a 260 graus. Essa etapa vai levar mais ou menos uns 15 minutos. A cada 5 minutos, dê uma mexida nos amendoins, para evitar que eles queimem ou torrem de forma desigual.

3 – Passados os 15 minutos, seu amendoim vai estar mais torradinho e pronto para ser processado. Nessa etapa, você pode usar um processador de alimentos ou o liquidificador. Processe o amendoim por partes, caso contrário o seu processador/liquidificador não vai aguentar! Se usar o liquidificador, talvez precise de 1 colher extra de óleo.

4 – Para obter a textura de manteiga, é preciso processar bastante o amendoim. Bastante mesmo, em torno de 10 a 15 minutos. Não precisa colocar água, colher extra de óleo (salvo o caso do liquidificador – e mesmo assim se você sentir que o liquidificador tá a ponto de explodir e nada acontece)… nada disso. O calor da hélice aquece o amendoim e libera o óleo necessário para deixar a sua manteiga perfeita. Vai por mim, dá certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário