quinta-feira, 13 de setembro de 2018

POLENTA INFALÍVEL


Depois desta meus amigos não vai sobrar ninguém que não salive ao ver um prato de polenta fumegando em sua frente, pode apostar!

Não me lembro como fazia polenta antes de descobrir, ela é cremosa, tem um queijo puxa no seu interior, estou aqui salivando só de lembrar o sabor desta maravilhosa e versátil polenta.

É tão fácil de fazer, em minutos você tem um prato delicioso que aquece a alma e faz aquele carinho confortante. Esta receita foi preparada com fubá italiano, aquele que os granulos são menos finos que o fubá daqui, deixemos o fubá fininho para o angu mineiro, cremosinho e por mais que sejam similares na aparência, são pratos completamente diferentes e deliciosos, cada um com sua particularidade!

O tempo de fogo fará a diferença na textura, da para deixar uma polenta bem cremosinha ou mais pedaçuda, quanto mais tempo ficar lá mexendo mais grosso fica.

POLENTA INFALÍVEL
Tempo: 30 minutos
Dificuldade: fácil
Sensacional!

INGREDIENTES
  • 1 litro de caldo (pode ser de legumes, de frango ou de carne, caso não tenha o caldo pronto refogue uma cebola, um dente de alho e quando estiver douradinho coloque 1 litro de água. Isso vai deixar a base da sua polenta muito mais saborosa),
  • 1 xícara (de chá) de fubá italiano diluido em 1 xícara (de chá) de água fria,
  • 3 colheres (de sopa) de parmesão ralado,
  • 1/4 de xícara (de chá) de creme de leite,
  • sal e pimenta,
  • cubinhos de queijo (meia cura, muçarela, queijo prato, qualquer um que derreta e faça a mágica do puxa acontecer).
MODO DE PREPARO
  1. Leve em uma panela alta o caldo para ferver, quando estiver fervendo coloque aos poucos o fubá diluído em água fria, mexendo sempre para não empelotar (eu prefiro usar um fouet para mexer, mas dá certo com qualquer espátula de silicone ou colher de pau),
  2. Quando o caldo começar a engrossar e ficar com aquela textura de mingau cremoso, conte 10 minutos para uma polenta mais cremosa ou 20 para uma mais densa e continue mexendo para não empelotar e nem grudar no fundo,
  3. Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo e adicione o parmesão, sal e pimenta e o creme de leite, mexa para incorporar,
Montagem:
  1.  Você pode decidir por fazer individuais em pratos fundos separados ou servir em uma travessa grande para que cada um se sirva, no refratário ou no prato coloque uma camada de polenta, outra camada com os cubinhos de queijo, mais uma camada de polenta e cubra com um molho bem gostoso! Você pode optar por cobrir com um molho pedaçudo de tomates, fazer um molho bem corpulento de carne moída, desfiar uma carne de panela e fazer um ragu, refogar uma acelga chinesa com pedacinhos de bacon, infinitas possibilidades para deixar sua polenta ainda mais gostosa!
NOTAS

Esta da foto é com aquele molho bolonhesa vegano que já ensinei aqui no blog!

Faça esta maravilha, prometo que vai se surpreender! Esta da foto utilizei com o molho o bolonhesa vegetariano que já te ensinei fazer neste post e foi um casamento perfeito!


receita de polenta infalivel


Nenhum comentário:

Postar um comentário