quinta-feira, 6 de setembro de 2018

ARROZ SOLTINHO: CONFIRA 5 DICAS


ARROZ SOLTINHO: CONFIRA 5 DICAS
Um alimento muito comum na mesa dos brasileiros guarda um mistério bem recorrente: afinal, como deixar o arroz soltinho?

Arroz soltinho é um clássico da culinária, afinal, ele está sempre presente nas refeições dos brasileiros. Prático e superversátil, esse alimento combina realmente com qualquer comida.

Muita gente ainda sente dificuldade na hora de preparar um arroz soltinho. Por isso, nós preparamos essa matéria com as melhores dicas para fazer um arroz soltinho delicioso! Confira.

Dicas para fazer um arroz soltinho com facilidade
Escolha do grão

Na hora que você for comprar o seu arroz, é importante prestar atenção nos grãos: evite comprar o pacote com muitos grãos quebrados, já que, na hora do cozimento, eles irão desmanchar e deixar o arroz “empapado”. Para um arroz soltinho, invista no arroz parboilizado, já que o arroz branco tem mais tendência a grudar.



Arroz branco cozido
Lavando e escorrendo o arroz

A água tira o excesso de amido, que é o grande responsável pelo arroz “unidos venceremos”. Procure lavar o arroz até que a água saia transparente! Além disso, a água inicia a hidratação do grão, o que facilita seu cozimento e retira impurezas.
Refogando os temperos

O principal é não colocar muito óleo ou azeite, apenas um fiozinho é suficiente. Procure fazer com que a gordura envolva todos os grãos, mas tomando o cuidado de não deixar muito encharcados. Escolha uma panela que comporte o arroz com certa folga, já que os grãos crescem cerca de 60% após o cozimento.


Tigela de arroz sobre bancada preta
Água do cozimento

Evite utilizar a água fria ou fervendo, o ideal é que ela esteja apenas aquecida. Além disso, a medida mais usada pelo brasileiro é 2 partes de água para 1 de arroz.

Cozinhe o arroz com a panela fechada e retire a tampa apenas para secar, ou seja, quando o arroz já estiver macio, mas restar ainda alguma água entre os grãos.
Armazenamento

Armazene o arroz ainda quente depois de soltá-lo com um garfo. Mas atenção: se a cebola não foi bem refogada, é provável que, depois de alguns dias, o arroz não esteja mais tão bom.

Se você tem outras dicas para deixar o arroz soltinho, não esqueça de deixar o seu comentário contando para gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário