sábado, 1 de setembro de 2018

14 maneiras de fazer café


14 maneiras de fazer café

Espresso

O expresso é feito com água bem quente (sem estar fervendo) em máquinas de alta pressão e possui uma cor marrom clara (quase um caramelo). Sua outra variação é o expresso duplo, que conta com duas doses do café. Normalmente servido em pequenas xícaras: para ser um verdadeiro expresso ele deve ter mais do que 35 ml de café e só.

Americano

O café americano é um espresso mais aguado: adicionamos água quente no café puro. É um café mais fraco do que o normal, justamente por conter um nível de água muito maior. A ideia é passar o dia tomando várias e grandes doses desse café, por isso ele é bem mais fraco que o normal. Aqui no Brasil pode parecer mais um chá feito com café.

Macchiato

O café macchiato, também conhecido como espresso macchiato, é um café típico da Itália. Consiste em um café espresso com uma pequena quantidade da espuma do leite. Em italiano, macchiato significa manchado, por isso essa bebida é um café preto com um manchinha de leite.




Café macchiato

Árabe

Também conhecido como café turco, o café árabe é feito com grãos finos e em uma panela com o cabo longo. São necessárias até 3 fervuras da água com o café para que esteja pronto: é uma das únicas formas de fazer café com a água fervida. No fim do preparo, várias especiarias são adicionadas: cardamomo, anis-estrelado e a famosa canela em pó!
Espresso panna

Também muito famoso na Itália, o espresso panna é uma mistura de creme de leite fresco batido (a panna) com café. Aqui no Brasil em alguns estados é proibida a venda de leite fresco, por isso a maioria das cafeterias trocam o creme por chantili.



Expresso panna

Cortado

Café latte, cortado ou média são as 3 diferentes nomenclaturas desse café. Consiste em café, leite vaporizado (mais cremoso e doce feito nas máquinas) e a espuma do leite. Sua textura é um pouco menos cremosa do que um cappuccino.
Café com leite

Como o nome já diz, essa bebida é metade café e metade leite, normalmente filtrando o café diretamente com o leite quente. Sua grande diferença das outras misturas com leite é que, nesse caso, a medida de leite e café é quase a mesma! Claro que, para toda regra tem sua exceção, e o café com leite tem suas variações: elas vão depender do seu gosto pessoal (um pouco mais café ou mais leite).



Café com leite

Lágrima

É o nosso famoso e querido pingado do dia a dia! Lágrima é só uma das suas nomenclaturas, a mais conhecida no meio barista. O pingado é quase um macchiato ao contrário: é um copo grande de leite quente com uma pequena dose de café, quase um pinguinho. Nos bares e padarias é a combinação perfeita com o pão na chapa!

Caribenho

Para quem quer sair da mesmice com o café, o caribenho é a escolha perfeita! Ele é originalmente feito com café (bem forte), rum, calda de açúcar e baunilha. Mas sua receita pode ter variações no mundo todo que contam com outros ingredientes como calda de açúcar, licor de café, martini, gelo, creme de leite e leite de coco.

Mocha/vienna

Também conhecido como moccaccino, o mocha conta com uma dose do café espresso, calda de chocolate, leite vaporizado e espuma do leite. A mistura tem variações, uma delas é apenas café, calda de chocolate e creme de leite batido. Normalmente vem decorado com raspas de chocolate por cima!



Uma xícara de mocha

Amaretto

Mais uma mistura forte, essa bebida conta com café, uma dose de amaretto (licor de amêndoa) e cobertura de creme de leite. Pode ser decorado com canela em pó!
Irlandês

Bem parecido com o amareto, também misturamos bebida alcoólica com café. Só que nessa versão, usamos whisky, café e por cima de tudo chantili ou creme de leite.
Havaiano

Explicando de forma bem simples é quase um café com leite, mas no lugar do leite de vaca usamos leite de coco.

Caramelo macchiato

Nessa versão do macchiato, adicionamos caramelo derretido entre o café e o leite! Assim, a mistura fica: leite, caramelo líquido, café espresso e espuma do leite. Aqui usamos uma dose maior de leite do que no macchiato simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário