segunda-feira, 27 de agosto de 2018

TRUQUES NA COZINHA


LISTA DE TRUQUES PARA FACILITAR A VIDA DE TODO MUNDO NA COZINHA

Algumas dicas podem facilitar a vida de todos na cozinha, até mesmo daqueles chefs já consagrados.

Ao longo da vida, ouvimos uma série de dicas para facilitar a vida de quem quer se arriscar na cozinha e daqueles que já são verdadeiros chefs. São truques que pertencem ao conhecimento popular, atitudes simples, muitas vezes passadas de geração a geração, que tornam o ato de cozinhar mais simples, prático e rápido.
Por isso, decidimos dividir esses conhecimentos, fazendo uma lista de truques que reduzirão o tempo gasto cozinhando e evitarão alguns probleminhas depois!

Desfie frango com pouquíssimo trabalho: Para preparar receitas que exigem frango desfiado, como um belo fricassê, por exemplo, tempere os peitos de frango sem pele normalmente e leve-os à panela de pressão. Cubra-os com água e leve a panela ao fogo médio. A partir do momento em que começar a fazer barulho, marque 15 minutos, retire a pressão completamente e escorra os peitos de frango. Volte com eles para a panela sem água, feche e retire a válvula. Em seguida, sacuda bastante! Ao abrir a panela, você terá o frango todo desfiado!

Separe gemas e claras com o auxílio de uma garrafa pet: Se precisar separar as gemas das claras de ovo, utilize uma garrafa pet — uma garrafa de 600 ml serve! Quebre o ovo e coloque-o em um recipiente. Pegue a garrafa sem tampa, aperte pelo meio dela, aproxime o gargalo da gema e vá diminuindo a pressão aos poucos. Mas cuidado! Não pare de pressionar a garrafa. Quando a gema estiver dentro dela, passe lentamente a garrafa para a posição horizontal e solte apenas quando o gargalo estiver sobre um outro recipiente, limpo. A gema sairá inteira sem sujar as claras!

Descasque batatas em segundos: Para facilitar o trabalho na hora de descascar batatas, ache o meio exato de cada batata e faça um corte em volta de todo o tubérculo — veja bem, você deve fazer um corte leve, rompendo apenas a casca da batata. Leve as batatas para cozinhar normalmente. Ao escorrer a água do cozimento, mergulhe os tubérculos imediatamente em água bem gelada (pode usar cubos de gelo para ajudar). Depois de alguns segundos, é só retirar a batata da água e puxar levemente a casca!

Saiba se um ovo está podre antes mesmo de abri-lo: Para não estragar aquela sua receita maravilhosa que leva ovos, teste para saber se eles estão podres. Encha um copo com água e sal e coloque o ovo lá dentro, delicadamente. Se o ovo permanecer no fundo, pode ficar tranquilo, ele está bom! Caso ele boie, descarte-o (nem abra para evitar aquele cheiro “maravilhoso” de ovo podre).

Coma pimentão sem ter azia depois: Muitas pessoas têm problemas com azia depois de comer um prato temperado com pimentão. Isso é muito comum e acontece por conta da película que envolve externamente a casca do fruto (sim, o pimentão é um fruto!). Para retirar essa película, basta espetar o fruto com um garfo, acender uma das bocas do fogão e deixa-lo sobre a chama até que fique escuro. Isso vai facilitar muito a extração da pele, e você e seus convidados se livrarão de um bruto mal-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário