quarta-feira, 29 de agosto de 2018

POR QUE NÃO DEVEMOS GUARDAR O LEITE NA PORTA DA GELADEIRA?


POR QUE NÃO DEVEMOS GUARDAR O LEITE NA PORTA DA GELADEIRA?
Tinha o costume de guardar o leite na porta da geladeira? Então, é melhor rever esse hábito: saiba o porquê!

Leite é um ingrediente nutritivo e superversátil, que cai bem tanto se consumido puro quanto adicionado no preparo de receitas, como nos bolos. Mas será que você está guardando esse alimento de forma correta na sua geladeira? O leite é conhecido por estragar com facilidade e a forma como você vai guardá-lo pode contribuir para isso. Se você tinha o costume de guardar na porta da geladeira, nossa dica de ouro é que você reveja esse hábito! Descubra a seguir por que não devemos guardar o leite na porta da geladeira:

Jeito errado: leite e ovos sendo guardados na porta da geladeira
Por que não devemos guardar o leite na porta da geladeira
Baixas temperaturas a seu favor

Ok, vai: se você abre um leite e armazena o restante dentro da geladeira, já é um ponto positivo! Afinal, as baixas temperaturas contribuem para que seu leite não se torne um ambiente perfeito para as bactérias. Mas isso também depende muito de em qual parte você irá guardá-lo na geladeira.

Fuja da porta

Apesar do congelador/freezer ser considerado um compartimento mais frio do que a geladeira, ela também possui variações de temperatura em seu interior. E sabe por quê? Por causa daquele abre-e-fecha da porta.

Já é um hábito colocarmos na porta alimentos que usamos com mais frequência ou até mesmo ingredientes altos, como garrafas e o próprio leite. Porém, a porta é justamente o local onde mais ocorre a variação de temperatura, não mantendo as temperaturas baixas e, portanto, não garantindo que seus alimentos estejam protegidos.

Garrafas de leite guardadas nas prateleiras da geladeira

Então, onde guardar o leite?

Procure guardar o leite nas prateleiras do meio da geladeira. Isso contribuirá para que o leite não sofra oscilação de temperatura e, dessa forma, manterá as suas qualidades. Se possível, deixe o alimento na parte do fundo da prateleira, ok?
Quais alimentos devem passar longe da porta?

Não é só o leite que deve evitar a porta, não! Os ovos também devem ser guardados nas prateleiras. Além deles, alimentos como queijos, iogurtes, maioneses patês e quaisquer outros alimentos derivados do leite também devem ser guardados longe da porta de forma a manter constante sua baixa temperatura.
De olho no leite

Ainda que você siga essas recomendações, é sempre bom ficar de olho no leite justamente por ele ser um ingrediente que pode se estragar com facilidade. Por isso, além de verificar se o cheiro está azedo, também fique atento à sua textura: se estiver talhado, pode ser que ele não esteja próprio para consumo.

Agora que tal dar uma checada na sua geladeira pra conferir se o leite está guardado no local mais apropriado, hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário